Centro Espírita Casa do Caminho

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Histórico da Casa do Caminho

E-mail Imprimir PDF

C.E. CASA DO CAMINHO

RESUMO HISTÓRICO

Por Paulo M. Vale(*)

No dia 17 de fevereiro de mil novecentos e cinqüenta e sete, às 20 horas, em prédio situado na rua Costa Barros n° 2080, no bairro da Aldeota, nesta cidade de Fortaleza, de propriedade da confreira Juracy de Carvalho Lima, reuniram-se, em Assembléia Geral, irmãos profitentes da Doutrina Espírita, com a finalidade de fundarem mais uma entidade espírita que pudesse proporcionar aos residentes desta área da cidade condições para o desenvolvimento de atividades ligadas ao estudo, à prática, bem como à divulgação da Doutrina codificada por Allan Kardec, com base nos ensinamentos revelados pelos Espíritos Superiores, sob a égide do Espírito da Verdade, “O Espiritismo”.

Ao final desta memorável e festiva reunião presidida pelo confrade Orlando Borges dos Santos, sob os aplausos dos irmãos presentes, foi eleita a primeira Diretoria da instituição denominada, inicialmente, de “Grupo Espírita Casa do Caminho, com a seguinte constituição: Presidente – Major Antônio Leite de Araújo Filho; Vice Presidente – Izaías Pontes; 1ª Secretária – Maria José Leite de Araújo; 2ª Secretária – Maria Augusta Holanda; 1ª/2ª Tesoureira – Aracy de Carvalho Lima e Bibliotecária – Maria Passos de Carvalho Lima.

Segundo a confreira Maria Passos, em artigo de sua autoria publicado no extinto jornal “FORTALEZA ESPÍRITA”, no início dos anos noventa, a idéia da fundação desta querida entidade nasceu no limiar da década de 50 do século passado, ainda quando da participação das irmãs Juracy, Aracy e Yara de Carvalho Lima às reuniões do Culto do Evangelho no Lar do confrade Dr. José de Carvalho Lima e dona Leontina, seus pais. A partir dessa data, o grupo passou a desenvolver as atividades de palestras públicas de cunho evangélico-doutrinário, aplicações de passes, reuniões mediúnicas de desobsessão e caritativas, bem como o estudo do Livro dos Espíritos e dos Médiuns. Além disso, atividades de cunho social foram desenvolvidas, sob a coordenação da irmã Juracy, tais como duas classes de alfabetização para empregadas domésticas, distribuição de enxovais para gestantes e sacolas de alimentos para famílias necessitadas.

Ressalte-se que a fundação da Casa do Caminho aconteceu no ano do primeiro centenário da edição do LIVRO DOS ESPÍRITOS, ensejo em que se realizou nesta cidade um grande movimento festivo, inclusive com a participação do confrade Divaldo Pereira Franco, na sede do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, onde funcionava também o C.E. A Caminho da Luz, do irmão Almerindo.

As atividades espíritas da Casa do Caminho se desenvolveram na rua Costa Barros nº 2080 até o dia 17 de maio de 1998, onde permaneceram por 41 anos. Após isto, o Centro se mudou para a rua Mombaça nº 157, no bairro da Aldeota, onde permanece até os dias atuais, em sede própria.

Nos últimos seis anos muitas foram as modificações e ampliações introduzidas na instituição, quer no aspecto físico do prédio, quer quanto a parte doutrinária, tudo visando acompanhar a evolução do sistema pedagógico preconizado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB. A primeira constou da implantação do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) bem como do Grupo de Estudos Mediúnicos (GEM); posteriormente a implantação do Atendimento Espiritual (ATE), ensejo em que a referida atividade proporcionou à Casa um maior incremento ao número de trabalhadores e freqüentadores. A parte mediúnica, com o trabalho do GEM, resultou no aumento do número dos grupos, principalmente no atendimento à tarefa de desobsessão.

A atividade de assistência social, iniciado desde a fundação da Casa, merece destaque. Hoje o Centro mantém um projeto de atendimento a cento e cinqüenta idosos carentes, uma vez por mês, oportunidade em que, além da tarefa de evangelização, é distribuído um sacolão de alimentos não perecíveis e fornecida uma sopa.

Não poderia deixar de registrar também a implantação da Evangelização Infantil no ano de 2008, atividade que, por dificuldades de trabalhadores capacitados, constituía-se em grande lacuna e um grande desafio aos dirigentes do Centro.

É digno também de um destaque histórico a participação do Centro Espírita Casa do Caminho na fundação da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC), a 21 de outubro de 1990, nas sede da Comunhão Espírita, sita à rua Princesa Isabel 255, centro, hoje sede da referida Federação, bem como do Centro Espírita Cearense. A Casa do Caminho foi uma das trinta e nove instituições presentes à Assembléia Geral de constituição, tendo sido representada na oportunidade pelo confrade Paulo Marques do Vale, trabalhador da entidade.

Muitos foram os que direta ou indiretamente contribuíram para que ao longo destes 53 anos de vida a Casa do Caminho pudesse cumprir sua missão de levar à comunidade do bairro a idéia do cristianismo redivivo, da Doutrina Espírita tendo como base o Evangelho do Cristo, de poder contribuir com o próximo na consolação de suas dores físicas ou espirituais, de abrir novos horizontes de otimismo para uma vida feliz. Desta forma, cumpre-nos mencionar aqueles irmãos que tiveram a oportunidade de empunhar o leme maior da entidade na condução reta e firme dos seus objetivos sagrados. Depois do primeiro presidente Antônio Leite Filho, tivemos à frente da instituição os confrades Celso Freitas, Juracy de Carvalho Lima, Edmar Rabelo Maia, João Batista Romcy, Sérgio Cartaxo Ponte, Sérgio José Parente Ferreira, Tarcísio Bezerra, Adauto dos Reis, Valéria Albuquerque, Salim Said, Paulo Marques do Vale e atualmente o confrade Haroldo Xavier Silva. É preciso também que aqui fique registrado o nome de muitos trabalhadores que deram todo seu esforço, mesmo sem figurar em cargos de direção, para que a Casa do Caminho seguisse sua caminhada vitoriosa. Aqui lembramos alguns deles que nos vêm à mente: José Pinto Bandeira, Natal Teixeira Mendes, Terezinha Vidal, Bárbara Nasser,Vanda Feijão, Albaniza, Helena Carneiro, Selma Bandeira, Elvira Bezerra, Tereza Cartaxo Ponte (Teca), Maria Passos de Carvalho Lima e sua irmã Carmem, Neide Timbó, Celeste Aranha, entre muitos outros irmãos não menos valorosos.

Neste mês de fevereiro de 2010 esta querida entidade está completando cinqüenta e três anos de existência e labor. Os que têm a responsabilidade de conduzir os destinos da mesma o fazem com a maior dedicação e amor, não só à Casa que pertencem, bem como à “Causa” que abraçaram, buscando sempre o esmero em todas as atividades que integram a programação da mesma. Desta forma, coloca à disposição da comunidade do bairro as seguintes atividades de caráter público: palestras evangélico-doutrinárias com aplicação de passes, às segundas, quartas e sextas feiras; Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita às terças feiras; estudos mediúnicos – GEM, às quartas feiras; Atendimento Espiritual – ATE, às quintas feiras, todas as atividades iniciadas às 19,00 horas. Trabalhos de caráter privativos de trabalhadores: reuniões mediúnicas e de correntes mento-magnéticas, após as palestras públicas e passes. Evangelização Infantil, todos os sábados das 16 às 17,30 horas.

No atual mandato (2009/2010) a Diretoria Executiva do Centro está assim constituída: Presidente – Haroldo Xavier Silva; Vice-Presidente- Paulo Marques do Vale; 1ª Secretária- Celeste Maciel Aranha; 2ª Secretária – Selma Pinto Bandeira; 1ª Tesoureira – Maria Neide Timbó da Silveira; 2º Tesoureiro – Sérgio José Parente Ferreira. Conselho Fiscal: Membros: Aurélio da Graça Maciel Aranha; José Augusto Santiago Vieira e Maria Aline Magalhães Uchoa.

Ao final deste resumo histórico, rogamos ao Pai Celestial que nos cubra com suas bênçãos a fim de que esta missão possa ser conduzida com equilíbrio, harmonia e muita paz, e que sob a Luz do Divino Mestre a Espiritualidade Superior possa encaminhar ao Centro Espírita Casa do Caminho futuros Obreiros da Paz a fim de que nossa querida instituição, em sua missão sagrada, não sofra solução de continuidade e continue sempre abençoada por DEUS.

 

(*) é Vice Presidente do Centro Espírita Casa do Caminho e trabalhador desde 1974.

 

 

Última atualização em Sáb, 14 de Agosto de 2010 17:11